4.4.12

dia nascendo em tóquio

quianças, chegamos bem, a viagem toronto-tóquio foi boa, o avião era grande (boeing 777) e muito confortável. o aeroporto de tóqui é, marromeno, do tamanho de uma cidade do interior. passamos por um scan de temperatura e uma câmera q tirou nossas fotos, pisamos num tapete de desinfecção das solas de sapato e, enfim, pela imigração. no canadá, foi um guarda grisalho e tatuado que nos recebeu - e aprovou. em tóquio, um moço na casa dos 25-30 anos, que usava máscara cirúrgica, talvez por lidar com gente do mundo todo. todos foram gentis e eficientes. os jovens japoneses não se vestem, se produzem, vi muitos gorros também. o dia tá nascendo, acordei quase cinco da manhã e perdi o sono.

vai fazer um lindo dia de sol, com temperatura entre 8 graus e, no momento mais quente, 12 a 16 graus. meu casacão comprado na marisa aguentou bem os quatro graus mais vento frio na beira do  lago ontário, em toronto. gostei muito de toronto! linda, limpa, em franco desenvolvimento, prédios imensíssimos subindo, todos muito bonitos. fred disse que é investimento chinês. passamos por um mercado municipal e eu vi os maiores morangos ever, me arrependo agora de nã ter comprado. nosso guia lá era mexicano, Afonso, e morou no rio um tempo. os habitantes de toronto - estivemos só no centro da cidade - já saem do metrô chiques e encasacados. e quase todos carregam um copo de café da starbucks. quase não tem gente na rua pq há muita passagem subterrãnea. também vi gaivotas que gritavam muito na beira do lago.

o vôo sp-toronto foi punk, o avião era apertado, e viemos cercados por criancinhas choronas e bebês chorões. na frente, do lado e atrás da gente - principalmente atrás, pq uma criança chutou minha cadeira o tempo quase todo. não bom. não bom mesmo.

o vôo toronto-tóquio, por sua vez, foi muito bom e o cansaço me fez dormir e até sonhar. as aeromoças da air canadá são gente, não são modelos - há senhoras no serviço de bordo, e eu gostei bastante.

aqui, o que eu posso dizer é que o hotel está iluminado como se fosse natal, é grande, muito grande. o quarto é pequeno, com camas separadas, e um janelão que vai quase do teto ao chão. o banheiro é uma unidade inteira, feita em um tipo de plástico, fica um degrau acima do nível do quarto (fred disse q o encanamento passa por baixo). tomei um banho de banheira muito bom e, sim, o aparelho sanitário é daqueles que a gente sempre ouviu falar, com mil euma funções - e o assento é aquecido :)

bom, seis da manhã; daqui a pouco vão nos chamar para o café da manhã; hoje tem passeio à praça do palácio imperial, ao templo asakusa kannon, à torre de tóquio e aos bairros de akihabara (eletrônicos) e shibuya.

já falamos com o brasil, avisamos que chegamos bem. e é isso. depois eu volto para contar mais, vou tomar banho pq o dia vai ser longo. ohayo gozaimasu! bom dia!

3 comments:

  1. Ahhh que legal! parece até que voltei praí novamente! hehe.

    Este negócio da moda no Japão é uma coisa incrível né? nem a menina mais vaidosa do Brasil chega aos pés de uma japonesa adolescente! elas se empetecam tanto que chega a ficar over de tão exagerado! hehe

    Vôo com muitas crianças e bebês, não bom mesmo... X_X

    Depois posta fooootos!

    Beijos e bons passeios!

    ReplyDelete
  2. avião com criancinhas choronas e bebês chorões eh a minha visao do inferno...

    ReplyDelete